Tribunal de Contas promove encontro técnico com prefeitos e servidores municipais do Norte de Minas

/ / Notícias

Prefeitos, servidores das secretarias municipais de finanças e representantes do Tribunal de Contas de Minas Gerais participaram, nesta quinta-feira, dia 8, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), de encontro técnico promovido pelo TCEMG. Durante todo o dia foram ministradas palestras sobre o controle interno nos municípios, como forma de prevenção de irregularidades e para melhorar a arrecadação, além do fortalecimento das receitas e o aprimoramento da gestão municipal.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Marcone Braga, foram identificadas 543 obras da área educacional, paralisadas, com orçamento de mais de R$ 1 bilhão, causando prejuízos aos cofres públicos. O diretor afirma ser inevitável o ajuste de contas do Estado com a União, nos moldes do que ocorreram no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

No evento, o prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, representou a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

O presidente da AMAMS, Marcelo Félix, prefeito de Januária, observou que esse tipo de encontro é importante para os municípios do Norte de Minas, pois diminui o distanciamento do TCE com as prefeituras, e orienta os gestores, reduzindo os riscos de erros.

Com informações e fotos da AMAMS e da prefeitura de Padre Carvalho.